Portal "Notícias da Divisa"

Caminhada em Óleo mobiliza população contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e adolescentes

Na manhã da última quarta-feira, 15 de maio, Óleo foi palco de uma importante caminhada em alusão ao Dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio. Organizada pelo CRAS em parceria com a Assistência Social, o evento percorreu as ruas da cidade e contou com a presença de diversos setores da prefeitura municipal.

Entre os participantes, destacaram-se o prefeito Jordão Vidotto, servidores municipais, chefes de setores, professores, alunos da Rede Municipal de Ensino, o Departamento de Esportes, o Departamento de Vias Públicas, o Conselho Tutelar, o Departamento de Saúde, a Vigilância Sanitária, usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a Polícia Militar e a Banda do CECOMAN de Manduri que abrilhantou ainda mais a caminhada.

À tarde, no Centro Comunitário de Óleo, a psicóloga Catharine Quartucci ministrou uma palestra sobre o tema, abordando tipos de violência, dados estatísticos, atitudes corretas e estratégias de prevenção e canais de denúncia. A palestra contou com a participação da equipe da Frente de Trabalho e outros convidados, reforçando a importância da conscientização e do combate a essa grave questão social.

O dia 18 de maio é marcado pela campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil. Esta data foi instituída em 2000, em memória de Araceli Crespo, uma menina de oito anos que foi sequestrada, violentada e assassinada em 1973, em Vitória (ES).

A escolha da data visa sensibilizar a sociedade sobre a importância de proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes, prevenindo e combatendo abusos e exploração sexual. A campanha promove ações de conscientização, educação e mobilização social, incentivando a denúncia de casos de violência através do Disque 100 e outros canais.

O objetivo é criar uma cultura de proteção e respeito, além de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para as crianças e adolescentes crescerem de forma saudável e digna.

FOTOS NEILA OLIVEIRA/ ILANA RODRIGUES

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO