Ângela Maria da Silva se prepara para um transplante de medula óssea e necessita de apoio urgente para garantir o volume de plaquetas necessário ao procedimento.
Familiares e amigos de Ângela Maria da Silva estão promovendo uma mobilização para arrecadar doações de sangue e plaquetas no Hemocentro do Hospital Universitário (HU) de Londrina. A paciente se prepara para realizar um transplante de medula óssea nesta sexta-feira (24), e o procedimento requer uma quantidade significativa de plaquetas, tornando as doações urgentes.
De acordo com informações do HU, a doação de plaquetas é feita por meio de um processo chamado aférese, que separa as plaquetas do sangue e devolve os demais componentes ao doador. Esse tipo de doação é mais demorado e exige que o voluntário já tenha doado sangue pelo menos duas vezes anteriormente no hemocentro.
Mesmo assim, quem não se enquadra nesse requisito pode ajudar. Qualquer pessoa pode doar sangue em nome de Ângela Maria da Silva, e o material coletado será processado pelo Hemocentro, que destina as plaquetas obtidas aos pacientes em tratamento — entre eles, Ângela.
A instituição reforça que as plaquetas têm validade de apenas cinco dias, o que faz com que a reposição constante dos estoques seja essencial não apenas para esse caso, mas também para o atendimento de outros pacientes oncológicos e internados em unidades de terapia intensiva.
O Hemocentro Regional de Londrina funciona no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O atendimento aos doadores ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Para doar, é necessário apresentar documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos.
A família e a equipe do HU agradecem a solidariedade de todos que puderem colaborar com a campanha e incentivar novas doações.
Mais informações sobre os critérios de doação podem ser obtidas diretamente com o Hemocentro do HU de Londrina, através dos telefones: (43) 98842-3869 – (43) 3371-2000 – (43) 98842-3869.
