Portal "Notícias da Divisa"

UENP tem seis projetos aprovados em programa de extensão da Itaipu

Iniciativas voltadas à sustentabilidade territorial contemplam os campi de Cornélio Procópio, Jacarezinho e Luiz Meneghel

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) teve seis projetos de extensão aprovados no Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial da Itaipu Binacional, que abrange municípios do Paraná e da região sul do Mato Grosso do Sul. O resultado preliminar do edital foi divulgado na sexta-feira (23) e selecionou, ao todo, 110 propostas.

Segundo a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, todas as propostas encaminhadas pela UENP foram aprovadas. Os projetos foram elaborados a partir de demandas identificadas pelo Núcleo do Norte Pioneiro, com foco em educação ambiental, sustentabilidade, inclusão social e formação cidadã.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias, avaliou o resultado como uma conquista institucional. Ele destacou que a aprovação integral das propostas reconhece a qualidade técnica dos projetos e o trabalho desenvolvido pelas equipes envolvidas, além do potencial de impacto positivo junto às comunidades atendidas e na formação acadêmica dos estudantes.

No campus de Cornélio Procópio, três projetos foram contemplados: “Cultivo de saberes: algas, horta e educação ambiental com Panc e plantas medicinais”, coordenado pelo professor Edson Junior Ferreira Stefani; “A Educação em Solos como ferramenta para abordagens das questões socioambientais a estudantes da Educação Básica”, da professora Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira; e “Geografias da Justiça Socioambiental: formação geográfica e antirracista de jovens lideranças negras”, sob coordenação da professora Carla Holanda da Silva.

Pelo campus de Jacarezinho, foi selecionado o projeto “Riachos vivos: Educação Ambiental e Divulgação Científica para a Recuperação Hídrica em Jacarezinho – PR”, coordenado pelo professor Dyego Leonardo Ferraz Caetano.

Já no campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, foram aprovadas as propostas “Educação Ambiental e Compostagem no ambiente escolar: integrando sustentabilidade, resíduos sólidos e conscientização ambiental nas escolas municipais de Bandeirantes”, da professora Ana Cecília Hoffmann Inocente, e “Caminhos do saber: recuperação da trilha ecológica e educação ambiental no Parque Estadual Mata São Francisco”, coordenado pelo professor Flávio Haragushiku Otomura.

A expectativa é que os projetos contribuam para o fortalecimento das ações de extensão universitária e para a promoção do desenvolvimento sustentável nas regiões atendidas, em parceria com a Itaipu Binacional.

Fonte: Assessoria