Trabalho vencedor destaca rotina do produtor rural; evento recebeu 32 inscrições de todo o Paraná
A dupla Dionival José da Rosa e Andrey Antônio da Silva, de Carlópolis, conquistou o primeiro lugar no Concurso de Música “60 anos Faep”, iniciativa que integrou as comemorações do aniversário da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). A premiação ocorreu nesta sexta-feira (5), durante o Encontro Estadual de Líderes Rurais, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Com a canção “Sou Agro”, os músicos se destacaram entre 32 inscritos. O concurso teve como proposta estimular a produção artística ligada ao universo rural, exigindo que as composições fizessem referência aos 60 anos da entidade e abordassem temas relacionados ao agronegócio, à vida no campo ou às tradições rurais.
Segundo o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, o concurso buscou valorizar a expressão cultural dos produtores paranaenses. “As letras foram escritas por quem trabalha ou conhece de perto a rotina rural. Além de celebrar o aniversário da entidade, a iniciativa deu voz ao homem do campo e destacou o trabalho de quem garante a produção de alimentos no Paraná, no Brasil e no mundo”, afirmou.
Trajetória da dupla
Parceiros há dois anos, Rosa e Silva iniciaram o interesse pela música ainda na infância. Eles souberam do concurso por meio do sindicato rural local e decidiram participar após receberem uma reação emocionada da esposa de Silva ao ouvir a letra da canção.
“Nossa música fala sobre a rotina do produtor rural familiar e a importância do pequeno agricultor para a agricultura paranaense. É uma letra emocionante, e acreditamos que isso fez a diferença. Estamos muito felizes com o prêmio”, afirmou Rosa.
A ligação de Rosa com o campo vem de longa data: sua família trabalha com avicultura e produção de goiaba, atividades que ele segue exercendo. Ele também já participou de cursos do Sistema FAEP, incluindo o programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA).
Silva, além de produtor musical e responsável pelos arranjos da canção vencedora, atua como vigia no Fórum de Justiça de Carlópolis. Ele afirma que buscou representar a diversidade do agro brasileiro na estrutura musical. “Comecei com um ritmo mais nordestino e avancei até características do Sul, para simbolizar a união do agronegócio no país”, explicou.
Como premiação, a dupla recebeu um vale-presente de R$ 10 mil, um acordeon e uma viola caipira.
Segundo lugar
O músico Gilberto Dalla Costa, de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, ficou em segundo lugar com a composição “Sementes da Inovação”. Atuante na música desde os sete anos, Costa também é filho de produtor rural e trabalha como agente de combate a endemias.
“Não esperava chegar à final. Sem dúvida, é o maior reconhecimento da minha trajetória como músico”, declarou. Ele recebeu como prêmio um vale-presente de R$ 5 mil e um violão de 12 cordas.
Fonte: Minuto Notícia